Massagem Terapêutica | Praia dos Ingleses - Florianópolis | WhatsApp 48 98502-1920

O que é Dor Lombar?


A dor lombar é considerada um problema de saúde pública que afeta 70% a 80% da população adulta, e a lombalgia, quando crônica, compromete a qualidade de vida em vários níveis. Dores nas costas na região lombar acometem pessoas de idades diferentes, podendo se manifestar em idosos, gestantes, adolescentes entre outros.


Dor nas Costas e Lombar

Quais são as causas da dor lombar?


Um dos principais fatores para que se desenvolva dor na lombar é o sedentarismo e consequentemente a falta de força muscular para estabilizar as vértebras e estruturas adjacentes.


No Brasil, as lombalgias têm se tornado a 1ª causa de pagamento de auxílio-doença e a 3ª causa de aposentadoria por invalidez, gerando repercussões sobre a economia. Vários estudos científicos comprovam que a inatividade física é um fator preocupante para saúde, estando claramente associado com diversos tipos de doenças. No século passado, o sedentarismo progressivo chegou a prevalências extremamente elevadas em todo o mundo.


Dor nas Costas e Lombar

A falta de exercício físico constitui um fator de risco para o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, em especial a aterosclerose e a hipertensão arterial, além de também complicar as doenças das articulações, músculos e da coluna vertebral. Diferentemente de nossos antepassados, que dependiam de suas habilidades psicomotoras para a sobrevivência alimentar, atualmente, alcançam-se tais objetivos através de atitudes que requerem uma capacidade cognitiva bem superior às destrezas motoras primitivas, priorizando, cada vez mais, comportamentos estáticos e sedentários.


Basta que observemos os trabalhadores de escritório dos dias de hoje: eles permanecem, em média 6 horas diárias, sentados (com pequenas pausas), numa jornada de 40 horas semanais. Isso significa que, ao final de 35 anos de trabalho, é como se eles estivessem 6 anos ininterruptos sentados sobre uma cadeira, quase que inertes do ponto de vista motor. A permanência constante do indivíduo na posição sentada pode levar a uma semi-retificação da curvatura lombar e, consequentemente, a uma lombalgia.


Dor nas Costas e Lombar

Além do sedentarismo temos algumas disfunções específicas que podem trazer dor à região lombar, como hérnias de disco,  idade gestacional, esforço físico intenso, flexão recorrente, torções e levantamento de grandes pesos, iniciando-se, geralmente, na região lombar e irradiando-se para a região sacroilíaca e nádegas, podendo ainda atingir a região posterior da coxa.


Prevenção e Tratamentos para das dores Lombares


Quando pensamos na jornada de trabalho semanal e diária devemos nos preocupar principalmente se nossa atividade exigir pouco movimento (como trabalhar no computador, costureira, secretária etc), pois a posição estática é muito prejudicial às estruturas vertebrais e aos músculos das costas.



A alternância postural, promovendo a posição, ora sentada, ora em pé, quando se considera a necessidade natural do organismo de mudança postural, deve ocorrer sempre que necessário, ou seja, toda vez que o organismo solicitar a mudança. Os sinais para solicitação são emitidos e sentidos pelo corpo através de sensações de desconforto, cansaço, formigamento e outros sintomas.



Considerando a visão da ergonomia, ciência multidisciplinar que busca o conforto, o bem-estar e a saúde do trabalhador, sempre que forem sentidos indícios de fadiga muscular, o trabalhador deve mudar de posicionamento. A mudança de posicionamento, no mesmo posto de trabalho, pode e deve ser realizada com frequência. No entanto, isso só é possível se o local de trabalho estiver projetado para permitir a alternância postural.



Dor nas Costas e Lombar

A associação da prática de Atividade Física com o intuito do fortalecimento da musculatura profunda do troco, através de exercícios resistidos com a redução de sintomas álgicos pode ser explicada, pelo fato de que, contrações musculares fortes ativam os receptores de tensão do músculo, cujas aferências nervosas provocam a liberação de opioides endógenos, os quais estimulam a liberação de endorfina pela hipófise.



Assim, acredita-se que o aumento dos níveis de endorfina ao final do treinamento levaria à redução tanto da dor central como da periférica. Outra hipótese em relação aos sintomas dolorosos está relacionada ao fato dos treinos de força e/ou 8 resistências, teriam papel na estimulação do crescimento dos capilares sanguíneos, o que aperfeiçoaria a oferta de oxigênio, a remoção de resíduos metabólicos que provocam a dor e promoveria a melhor nutrição do tecido muscular.



Dor nas Costas e Lombar

Massagem Terapêutica como tratamento complementar pode auxiliar bastante em casos de dores nas costas na região da lombar. A massagem tem algumas ações parecidas com o exercício físico, já que ela aumenta a circulação sanguínea local, o que traz mais oxigênio para o músculo (que muitas vezes está cheio de toxinas e substâncias inflamatórias).



Aumentando também o volume de passagem dentro das fibras musculares (dissolvendo nódulos musculares) e possibilitando a livre circulação de estímulos, contrações e alongamento dos músculos das costas na região lombar. Além disso a massagem traz um efeito de relaxamento geral do organismo, o que estimula a produção de analgésicos naturais e a liberação do estresse e tensão muscular.



Dor nas Costas e Lombar













Escrito por Massoterapeuta Luana Camargo


Estudos Utilizados como Referência de Pesquisa Relacionados Aos Benefícios da Massoterapia no Tratamento de Dores nas Costas e Lombar:


Seminário Estadual sobre LER/DORT - Conflitos e Novas Perspectivas - Um Balanço do Evento. STATE SEMINAR ON REPETITIVE STRAIN INJURY/ WORK-RELATED MUSCULOSKELETAL DISORDERS: CONFLICTS AND NEW PERSPECTIVES: ASSESSING THE EVENT - BOLETIM DA SAÚDE, VOLUME 19, NÚMERO 1, JAN./JUN. 2005


A importância do fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna vertebral na prevenção e no tratamento das lombalgiasPós Graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase nas Terapias Manuais – Faculdade Ávila


Efeitos Neurofisiológicos Da Massagem Terapêutica - Artigo de conclusão de Curso Técnico de Massoterapia Joelson Fachini ¹: Técnico em Massoterapia – Escola Técnica Fisio Vitae (2009), Massoterapeuta – Escola SOS Corpo (1996), Acadêmico de Fisioterapia – Estácio de Sá