Massagem Relaxante | Praia dos Ingleses - Florianópolis | WhatsApp 48 98484-3898

Qual a primeira coisa que vem a sua mente quando pensa em Massagem?


Provavelmente um ambiente com uma música calma, luz baixa, e aquela sensação de tranquilidade e até um pouco de sono né?


Dor no Pescoço e Ombros

Então mas você sabe por que a massagem é tão relaxante?


Acompanha esse artigo comigo para descobrirmos juntas os benefícios da massagem relaxante...


Não é preciso dizer o quanto o stress da nossa vida cotidiana afeta nossa saúde, mas caso você nunca tenha feito essa ligação, analise-se quando você está ansiosa para chegar a um lugar, no transito após o dia todo de trabalho ou simplesmente realizando alguma tarefa que requer muita paciência e atenção, como fica seu corpo? e sua mente?


Perceba que é bem provável a chance de que seus ombros ficam contraídos, sua respiração fica superficial, e seus músculos faciais ficam tensos , além de que você ainda possa estar mordendo o próprio lábio ou tencionando o seu pé.



Agora vamos supor que você passa pelo menos 3 vezes na semana por situações que causam stress e tensão constante, como será que fica sua musculatura ao longo do tempo? Tensa!


E a sua capacidade de relaxar? quanto mais tensa estamos e mais tempo precisamos para entrar num estado de profundo relaxamento.


Dor no Pescoço e Ombros

Diante disso vamos conhecer um pouco mais sobre a massagem relaxante como terapia auxiliar para o tratamento de stress crônico:


  • A massagem é usada como tratamento alternativo há milhares de anos, há referencias na história egípcia, chinesa, indiana, entre diversas outras culturas.

  • Podemos usar a massagem como forma de relaxamento, para tratar dores e disfunções musculares, como auxilio no tratamento pós operatório, para ajudar na redução de medidas etc.

  • Hoje vamos focar naquela massagem projetada para aquele momento de paz e tranquilidade.






Primeiro vamos diferenciar a Massagem Relaxante da Massagem Terapêutica:


  • A Massagem Relaxante é uma técnica com toques mais leves para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento. O principal deles é a ocitocina, que diminui o estresse, combate o medo e melhora relacionamentos. Os Toques são mais suaves, com foco em deslizamentos por todos os músculos.

  • Já a Massagem Terapêutica atua na parte mais profunda dos músculos, com toque mais firmes e profundos, com o principal objetivo de soltar a musculatura, alongar as fibras musculares e também soltar a fáscia que recobre os músculos. Aqui o objetivo é tratar dores musculares , podendo ser agudas ou cronicas. Temos também como efeito secundário o relaxamento, que não é tão intenso quanto o da massagem relaxante.







Dor nas Costas - Trapézio

Além do ambiente climatizado, com música selecionada e tranquila, decoração relaxante, maca confortável, e aromas relaxantes, a massagem relaxante na Toque Essencial em Florianópolis é feita principalmente na região da cabeça, costas, braços, pernas, pés, abdome , região peitoral e facial. Com movimentos deslizantes , óleos com óleos essenciais relaxantes e foco total na respiração.


Dentro da sessão de Massagem Relaxante podemos acrescentar as Pedras Quentes e proporcionar a quem está recebendo uma massagem relaxante e vitalizante ao mesmo tempo, com a energia das pedras e o relaxamento profundo do calor no corpo.


A massagem Relaxante pode ser feita um dia antes de provas ou concursos em que ficamos muito tensas ou nervosas, também pode ser feita um período antes da prova ou apresentação de algum trabalho para ajudar no relaxamento e na confiança.







Como é feita a Massagem Relaxante na Toque Essencial em Florianópolis


Dor nas Costas - Trapézio

Primeiro de tudo as massoterapeutas conversam para entender um pouco mais da vida e necessidades atuais das clientes.


Orientamos os trajes que a pessoa usará, deita-se na maca e pedimos para se concentrar no momento presente e na sua respiração.


Após isso realizamos uma "varredura" por todo o corpo para acostumar a pessoa com o toque e ajudar na entrega do relaxamento.


O local de inicio da massagem relaxante será escolhido a partir da necessidade individual da pessoa, mas sempre começará com deslizamentos com óleos, depois "amassaremos" toda musculatura, deslizaremos em outras direções e assim por diante.


O foco é trabalhar mais nas áreas "tensas", isto é, que estão com maior contração das fibras musculares, e também as áreas de queixas que recebemos na conversa com a cliente. Acontece então o efeito mecânico da pressão e compressão dos tecidos, causando aumento da circulação sanguínea e estiramento dos tecidos moles como músculos, ligamentos, tendões, que vão "repassando a informação" para todas as partes do corpo.


Com a Massagem relaxante também estimulamos o nosso sistema parassimpático, que é o sistema responsável por relaxar nossas atividades mentais e físicas, segundo o livro:




"Santos (2015) afirma que a estimulação cutânea feita através da massagem libera um hormônio chamado de substancia H, que, a exemplo da histamina provoca a vasodilatação dos capilares. A colina é bem semelhante à histamina, que quando a pele é massageada estimula mais particularmente o sistema parassimpático, facilitando a diminuição das tensões musculares."




O relaxamento profundo aumenta a estimulação parassimpática, e quanto mais relaxado o individuo se torna durante e depois da massagem, maior a estimulação. Uma ação da colina estimulante do sistema parassimpático provocado pela massagem é a hiperalgesia. Uma ampla e direta excitação dos tegumentos libera acetilcolina ou histamina. Algumas substâncias neuroendócrinas têm sua produção influenciada pela massagem como:


  • •Dopamina: Influi a atividade motora, o humor, inspiração, intuição, alegria e entusiasmo.

  • •Serotonina: Consente o controle de um comportamento adequado, regula o humor, atenção, pensamentos, provocam efeitos calmantes, reduz a irritabilidade, regula o ciclo de sono

  • Epinefrina/adrenalina e norepinefrina/noradrenalina: Os baixos níveis desta substancia tornam o indivíduo lento, sonolento, e com baixa reação.

  • •Encefalina / endorfina: Afetam o humor, à saciedade e modulam a dor.

  • •Cortisol: O baixo nível deste hormônio tem sido relacionado a sintomas e doenças associadas ao estresse, a falta de imunidade, perturbações do sono e aumento dos níveis de substancia P.

  • •Hormônio do crescimento: A massagem estimula de forma indireta a melhora da qualidade do sono e redução do nível de cortisol. "

viu só? o Poder da Massagem Relaxante!


Os Efeitos Emocionais da Massagem Relaxante


A massagem tem um efeito muito importante sobre o estado emocional do indivíduo e, portanto, sobre seu comportamento emocional. O efeito acumulado de relaxamento, que se origina nos músculos e estende-se para o indivíduo como um todo, é criar uma mudança no estado emocional do paciente.


Uma transformação primária é a substituição de sentimentos internos como tensão e ansiedade por calma e tranquilidade. Como resultado desses ajustes positivos, outras emoções negativas, como a depressão e a raiva, também podem ser aliviadas. As respostas comportamentais emocionais, por sua vez, tornam-se menos intensas ou até desaparecem totalmente. O resultado é diminuição na frequência cardíaca, diminuição da pressão sanguínea, melhora na respiração, na circulação e na digestão etc. Os músculos também registram essa mudança, e seu relaxamento torna-se mais profundo e duradouro.


Como muitas tensões emocionais e mentais se "depositam e acumulam" nos músculos, quando relaxamos toda essa musculatura através da massagem relaxante também "liberamos" essa energia contida, proporcionando um conforto emocional.


Dor nas Costas - Trapézio

Estudo sobre os Benefícios da Massagem Relaxante na Qualidade do Sono


O presente estudo tem como objetivo pesquisar a relação entre sono e massagem, sobre os efeitos na qualidade do sono, sabemos que a massagem é capaz de promover um relaxamento profundo das estruturas corporais, como os músculos, artérias, tendões, para conseguirmos chegar ao sono profundo REN6 também necessitamos de um relaxamento profundo e somado a um estado de tranquilidade. Através deste estudo foi possível compreender que a massagem relaxante é capaz de proporcionar relaxamento muscular e mental, ocasionando um estado propício para o sono. A massagem estimula a endorfina e a serotonina que são os hormônios responsáveis pela sensação do prazer, relaxamento e também o responsável pelo sono profundo o qual denominamos de sono REM. A massagem diminui o cortisol um dos responsáveis pela insônia/estresse, assim um indivíduo que recebe a massagem terá menos cortisol na corrente sanguínea o que provocará uma melhora na sua qualidade do sono. A literatura no que diz respeito à área de sono relacionada à massagem ainda é muito escassa, e por isso, sugerimos mais estudos científicos na área para comprovar a quantidade de sessões, a periodicidade das realizações das massagens e outros benefícios sistêmicos que ela possa ocasionar no organismo. Indicamos a pesquisa prática para levantar mais dados sobre estes benefícios citados nesta pesquisa.


Dor nas Costas - Trapézio

Caso você queira um tratamento complementar para ajudar no seu sono indicamos a massagem relaxante no começo da noite, e atividades relaxantes posteriores a massagem, para continuar em um estado de relaxamento e chegar mais fácil ao sono profundo.




Estudo Realizado com Bebes Prematuros com a Massagem Relaxante como tratamento auxiliar:


Realizou-se um estudo com bebês prematuros com o objetivo de avaliar os efeitos da massagem sobre a produção de cortisol e catecolaminas. Os procedimentos neonatais visam à melhora da qualidade de vida de bebês prematuros; contudo, o estresse ainda pode afetá-los, apesar de intervenções como aninhamento sobre pele de carneiro, colchões de bolinhas de poliestireno e música suave. Isso talvez se deva a doenças subjacentes ou a transtornos dolorosos. Ansiedade ou medo podem também ter algum efeito, particularmente se o bebê estiver passando por cirurgias. Uma resposta bioquímica intensa ao estresse é a maior concentração de catecolaminas e cortisol. No estudo, foram obtidas amostras sanguíneas para a determinação de níveis de cortisol e catecolaminas, antes e depois da massagem.


Dor nas Costas - Trapézio

Experimentos com crianças e adolescentes na redução da ansiedade com a técnica de Massagem Relaxante:


Experimentos realizados em pacientes psiquiátricos pediátricos e em adolescentes revelaram uma diminuição na ansiedade e mudanças positivas de comportamento após um período de massagens diárias. Os indicadores do nível de estresse foram observados e monitorados, incluindo freqüência cardíaca, cortisol na saliva, níveis urinários de cortisol e catecolaminas (noradrenalina, adrenalina e dopamina) e Foi verificada redução nos níveis desses indicadores, bem como sessões de sono mais profundo e melhora no comportamento cooperativo .


Dor nas Costas - Trapézio

Está Estressada? Vem para a Massagem Relaxante em Florianópolis, a ilha da Magia.


Caso você tenha se identificado com algum distúrbio como stress, problemas do sono ou tensão muscular e queira agendar uma massagem extremamente relaxante nós ficamos a disposição para te ajudar com essa necessidade! Entre em contato através de ligação ou do nosso WhatsApp, estamos atendendo com todas as medidas de higiene e segurança necessárias para esses momentos de crise. Se você se sentir mais confortável, podemos atender no conforto do seu lar, você e quem mais da sua família precisar. Cuide-se, você precisa relaxar!


Dor nas Costas - Trapézio













Escrito por Massoterapeuta Luana Camargo


Estudos Utilizados como Referência de Pesquisa Relacionados Aos Benefícios da Massoterapia no Tratamento de Dores no Pescoço:


BENEFÍCOS DA MASSAGEM RELAXANTE NA QUALIDADE DO SONO Lessa¹; Daniella Ângela Andriani¹; Jéssica Carbonelli¹; Patricia Gomes Nasser¹; André Leonardo da Silva Nessi²


MASSAGEM RELAXANTE NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DE FIBROMIALGIA Revista Saúde em Foco – Edição nº 11 – Ano: 2019


Massagem Relaxante BERGQVIST MASSAGEM E CURSOS DE MASSOTERAPIA


Manual de Massagem Terapêutica Mario-Paul CassarMario-Paul Cassar


;