Massagem Terapêutica | Praia dos Ingleses - Florianópolis | WhatsApp 48 98502-1920

Relação entre medo e ansiedade


A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.


Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar.


A ansiedade é algo muito próximo da preocupação. E preocupação nada mais é do que um aspecto do medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos. Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência; o que não pode ocorrer é um exagero de qualquer um deles.


O tempo prolongado de -*ansiedade (a chamada ansiedade crônica) aumenta o nível de tensão e o estresse interno e pode levar ao surgimento do medo específico ou até mesmo irreal.


Ansiedade Ambiente Interior

Sintomas psicológicos da ansiedade


  • Constante tensão ou nervosismo
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Problemas de concentração
  • Medo constante
  • Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
  • Preocupação exagerada em comparação com a realidade
  • Problemas para dormir
  • Irritabilidade
  • Agitação dos braços e pernas

Sintomas físicos da ansiedade


  • Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Respiração ofegante ou falta de ar
  • Aumento do suor
  • Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
  • Sensação de fraqueza ou cansaço
  • Boca seca
  • Mãos e pés frios ou suados
  • Tensão muscular
  • Náuseas
  • Dor de barriga ou diarreia

Existem diversos tipos de ansiedade , como o TOC, o Estresse pós traumático e a Síndrome do panico. Todos esses sintomas serão diagnosticados por um médico especializado. Dentro do tratamento da Ansiedade muitas vezes serão necessários alguns tipos de medicamento, ajuda psiquiátrica e mudanças nos hábitos de vida e trabalho.


Você Já Considerou a Massoterapia como Alternativa no tratamento da Ansiedade?


Em conjunto com os Tratamentos médicos convencionais, nós podemos incluir as Praticas Alternativas e Complementares para promover bem estar e Relaxamento em pessoas que sofrem de Ansiedade.


Como foi citado á cima, quando ficamos em estados de ansiedade prolongados há um Aumento no nível de Stress, uma forte contração muscular e a dificuldade de Relaxar.


Quando Falamos em tensão muscular temos que enxergar o corpo como algo que não é separado da Mente (pensamentos) e das Emoções (sentimentos), eles são uma coisa só! Acabamos separando como cada um desses "sistemas" para que seja mais eficaz a maneira de entender e amenizar/curar os sintomas. Não há como você está com um turbilhão de pensamentos focados no que poderá/irá acontecer sem que alguma parte do seu corpo crie tensão.


E com a Massagem e técnicas de respiração procuramos sempre trazer atenção para o momento presente, para que se sinta o corpo, e quando sente o que tá realmente acontecendo com o corpo consegue-se focar os pensamentos e como consequência disso equilibrar algumas emoções.


A Massoterapia entra como coadjuvante nesse processo, já que um dos seus principais benefícios é o Relaxamento dos Músculos e da Tensão Muscular , bem como o Relaxamento Geral do Organismo de quem está recebendo.


Na Massoterapia também auxiliamos e guiamos os pacientes a controlarem a sua respiração, o que muitas vezes é difícil para quem tem ansiedade praticar sozinho, mas como o ambiente é seguro e proporciona o Relaxamento , torna-se mais fácil respirar Profundamente.


Cada pessoa é única, não podemos definir ninguém pelo que está passando em dado momento da vida. A ansiedade tem cura e Tratamento Sim, e a massoterapia focada para questões especificas pode auxiliar bastante nessa fase da vida..


Massagem pode diminuir a Ansiedade

Aqui temos Alguns Estudos Científicos mostrando os benefícios da Massoterapia para quem Sofre com Ansiedade:


O uso da Massagem Terapêutica como intervenção de enfermagem para modificar a Ansiedade e a percepção da dor do câncer


O objetivo deste estudo exploratório foi examinar os efeitos da massagem terapêutica (consistindo de effleurage, petrissage e terapia de ponto-gatilho miofascial) na percepção da dor, ansiedade e níveis de relaxamento em pacientes hospitalizados que experimentam dor de câncer significativa. Trinta minutos de massagem terapêutica foram administrados em duas noites consecutivas a nove homens hospitalizados com diagnóstico de câncer e com dor no câncer.


Os autorrelatos dos sujeitos de dor e relaxamento (medidos por escalas analógicas visuais), bem como a ansiedade (medida pelo Inventário de Ansiedade do Estado de Spielberger) foram registrados antes e imediatamente após a intervenção. As medidas fisiológicas objetivas da freqüência cardíaca, freqüência respiratória e pressão arterial foram obtidas antes, imediatamente após e, finalmente, 10 minutos após a intervenção de massagem.


A massagem terapêutica reduziu significativamente o nível de percepção da dor dos participantes (média = 60%) e ansiedade (média = 24%) enquanto aumentava a sensação de relaxamento em uma média de 58%. Além dessas medidas subjetivas, todas as medidas fisiológicas (frequência cardíaca, freqüência respiratória e pressão arterial) tenderam a diminuir em relação ao período basal, fornecendo mais indicações de relaxamento.


Em conclusão, embora o mecanismo exato não seja conhecido, a massagem terapêutica é uma intervenção de enfermagem benéfica que promove o relaxamento e alivia a percepção de dor e ansiedade em pacientes com câncer hospitalizados. Todas as medidas fisiológicas (freqüência cardíaca, freqüência respiratória e pressão arterial) tenderam a diminuir em relação ao valor basal, fornecendo mais indicações de relaxamento.


Massagem Reduz Ansiedade em Pacientes Psiquiátricos de Crianças e Adolescentes


Uma massagem nas costas de 30 minutos foi dada diariamente por um período de 5 dias a 52 crianças e adolescentes hospitalizados com transtorno depressivo e de adaptação. Comparado com um grupo de controle que via vídeos de relaxamento, os sujeitos massageados estavam menos deprimidos e ansiosos e tinham níveis mais baixos de cortisol salivar após a massagem.


Além disso, os enfermeiros classificaram os sujeitos como menos ansiosos e mais cooperativos no último dia do estudo, e o sono noturno aumentou durante esse período.


Finalmente, os níveis urinários de cortisol e norepinefrina diminuíram, mas apenas para os indivíduos deprimidos.


Quick Massage Reduz a Ansiedade

Os Efeitos da Quick Massage na Redução da Ansiedade de Alunos de Curso Preparatório para Vestibular


CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da metodologia aplicada nesta pesquisa, a aplicação dos questionários do Inventário de Ansiedade Estado (IDATE), e dos resultados encontrados, a variação significativa dos escores, apresentando uma diminuição na pontuação e consequente redução de classificação do grau de ansiedade, de intenso para moderado; somados a uma melhora da qualidade de vida devido à melhora do sono e diminuição de dores, cefaléias e tensões em musculatura referidas como queixas na constatação inicial da pesquisa.


Que tal agregar a Massoterapia em sua Vida ? Ela só te trará Beneficios!














Escrito por Massoterapeuta Luana Camargo


Estudos Utilizados como Referência de Pesquisa Relacionados Aos Benefícios da Massoterapia no Tratamento de Dores no Pescoço:


Ansiedade: o que é, como controlar e 25 sintomas Ansiedade


Temas Medo: Medo na Vida


The use of therapeutic massage as a nursing intervention to modify anxiety and the perception of cancer pain Cancer Nursing [01 Apr 1993, 16(2):93-101]


Massagem Reduz Ansiedade Em Pacientes Psiquiátricos De Crianças E AdolescentesGeléia.Acad. Criança adolescente. Psychiatry , 1992, 31, 1: 125-131.


OS EFEITOS DA QUICK MASSAGE NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE DE ALUNOS DE CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARRevista INESUL