Massagem Terapêutica | Praia dos Ingleses - Florianópolis | WhatsApp 48 98502-1920

O que é dor?


Pelo dicionario de medicina: sensação penosa, desagradável, produzida pela excitação de terminações nervosas sensíveis a esses estímulos, e classificada de acordo com o seu lugar, tipo, intensidade, periodicidade, difusão e caráter.


Dor no Pescoço e Ombros

O que é Dor no Pescoço e Ombros?


Quando falamos em dor no Pescoço e Ombros normalmente nos referimos á parte superior do corpo, á toda região do pescoço, trapézio, nuca e cabeça.


É uma dor e tensão muito comum em grande parte da população, já que ela está bastante associada á atividades repetitivas, má postura e em diversos casos relacionada á tensão emocional.


Como e por que surgem as dores no pescoço?


Ao pensar em por que temos dores no pescoço as causas podem ser diversas, dependendo do tipo de atividade que você realiza, se fez algum movimento brusco, se já nasceu com uma condição em que os nervos cervicais são comprimidos, ou mesmo se você está passando por um estresse em alguma área especifica da sua vida.



As causas mais comuns são:

  • Doenças articulares na cervical (como artrose, hernia de disco)
  • Traumas no pescoço
  • Tensão muscular cronica
  • Atividades Repetitivas
  • Má postura
  • Dormir de mal jeito
  • Condições crônicas, tais como: fibromialgia, artrite reumatoide e espondilite anquilosante
  • Cirurgias na região do pescoço
  • Dores de cabeça
  • Levantamento de peso / tensão decorrente do exercício
  • Tensão emocional (como ansiedade)
  • Bruxismo

O termo mais comum entre as pessoas é falar "estou com dor no pescoço", mas nessa regiões há muitos músculos diferentes que podem estar trazendo a sensação de dor não sendo necessariamente um problema na coluna cervical mas sim uma disfunção em muitos músculos relacionados á essa região, abaixo temos algumas imagens para diferenciar o pescoço dos ombros (já que os ombros estão ligados mais aos braços do que ao pescoço/cervical em si).


Se você tem dor no pescoço e ela não vem de nenhuma lesão da cervical provavelmente pode vir de tensão do músculo trapézio, o que muitas pessoas confundem como "dor no ombro", mas que na verdade são os músculos das costas e pescoço os causadores da dor:


Dor nas Costas - Trapézio

Se analisarmos as principais causas das dores no pescoço, é fácil perceber que a grande maioria tem uma origem ou agravamento dos músculos.


Como a má postura em frente ao computador por exemplo , em que ficamos muito tempo parados na mesma posição, fazendo com que os músculos da região do pescoço, cabeça e ombros fiquem em constante contração (tensão), isso diminui sua mobilidade , comprime os nervos, e torna os músculos mais tensos, e essa tensão por sua vez pode gerar algum tipo de dor ou mesmo restrição de movimentos do pescoço/ombros etc..


Já as atividades repetitivas sobrecarregam os músculos por eles sempre serem acionados e carecerem de descanso.


Como é o caso dos cirurgiões dentistas, que ficam muito tempo na mesma posição, com a coluna em rotação, utilizando sempre os membros superiores, (muitas vezes essas atividades são estressantes emocionalmente também pela necessidade de ser realizada com perfeição), todos os dias , isto é, os músculos acabam ficando "contraídos" pois estão sempre sendo utilizados quase que sem descanso, o que pode gerar algum tipo de inflamação e estresse muscular.


Profissional Tensionando os Musculos das Costas e Ombros

Quando pensamos em cirurgias realizadas no pescoço ou na parte superior do corpo devemos lembrar que há sempre uma ligação com os músculos em volta da região afetada, e que devido ás mudanças na estrutura e agressividade da cirurgia isso gerará tensão emocional por parte do paciente, que pode sobrecarregar ainda mais os músculos trapézio, escalenos, romboides etc...


Trazendo Soluções para o problema: Como podemos Aliviar a Dor no Pescoço


Maneiras de Aliviar a Dor no pescoço:


Primeiramente é importante saber se sua dor tem alguma origem em problemas nas articulações, degenerações Ósseas ou alguma outra disfunção. Caso seu problema seja tensão muscular nós trazemos algumas atividades que podem te ajudar bastante:


Alongamentos e Pausas Frequentes : alongar os músculos contraídos com frequência pode ser essencial para que você diminua a tensão pela contração constante, caso a dor seja muito intensa consulte antes um profissional qualificado para saber se não é um problema mais grave, e também a orientação de um Profissional Qualificado para te auxiliar nos alongamentos é muito importante!


Depois que você aprender poderá realizar sozinho mesmo. Caso você trabalhe no computador ou outra atividade em que fique muitas horas na mesma posição procure dar pausas a cada uma hora para se movimentar, mexer e soltar pescoço e ombros.


Alongamento dos Musculos das Costas e Trapézio

Massoterapia - Massagem Terapêutica


A Massagem consiste basicamente no tratamento dos músculos e tecidos moles do corpo, e quando é direcionada para alguma dor/problema especifico ela tem um efeito muito benéfico para quem está em tratamento.


Diversos estudos mostram o beneficio da massagem para casos de dores e tensões cronicas e/ou agudas. Como por exemplo o estudo (Link) feito com duas cirurgiãs dentistas com queixa frequente de dor no pescoço mostrou que 10 sessões de massagem diminuíram significativamente os parâmetros de dor que elas sentiam antes do programa com a Massoterapia.


Isso acontece pois ao receber massagem um dos principais benefícios é o relaxamento muscular e consequentemente emocional do paciente, e também ao trabalhar os pontos de dor vamos aos poucos soltando os músculos, aumentando a circulação sanguínea local ( que em geral está em defict devido a contração muscular constante) , junto com isso o relaxamento proporcionado auxilia na diminuição do Stress geral do paciente, que trata as tensões musculares relacionadas á tensão Emocional.


Massagem para dor nas Costas e Ombros

Há algum tempo houve uma atualização relacionada á Massoterapia Clinica e outras terapias alternativas relacionadas á diminuição da dor Cervical, para verificar a legitimidade dessas terapias para a diminuição da dor na cervical, você pode conferir a conclusão da pesquisa:


"Conclusões: Nossa revisão acrescenta novas evidências para a Força-Tarefa para Dor no Pescoço e sugere que a mobilização, a manipulação e a massagem clínica são intervenções efetivas para o tratamento da dor no pescoço."


A Massagem vem como Alternativa á remédios que tratam efeitos á curto prazo, muitas vezes intoxicando o organismo, já que a massagem é uma terapia natural que estimula o com que o corpo vá se equilibrando e assim diminuindo as dores, vale a pena experimentar esse outro tipo de tratamento. Experimente, além de ajudar na sua dor também vai te trazer uma enorme sensação de bem estar.














Escrito por Massoterapeuta Luana Camargo


Estudos Utilizados como Referência de Pesquisa Relacionados Aos Benefícios da Massoterapia no Tratamento de Dores no Pescoço:


Are manual therapies, passive physical modalities, or acupuncture effective for the management of patients with whiplash-associated disorders or neck pain and associated disorders? An update of the Bone and Joint Decade Task Force on Neck Pain and Its Associated Disorders by the OPTIMa collaboration - The Spine Journal - Volume 16, Issue 12, December 2016, Pages 1598-1630


O EFEITO DA MASSAGEM YOGA TAI NA CERVICALGIA EM CIRURGIÕES DENTISTAS Rovane Santos1 , Barbara Pietreski Barbaroto2 , Cibele Savi Stelmach3 , Evelise Dias Antunes4 1,2Discente do Curso Técnico em Massoterapia/IFPR/barbara.pb@hotmail.com 3,4 - Instituto Federal do Paraná/Câmpus Curitiba/Curso Técnico em Massoterapia